A Fundação

A Fundação Casa de Jorge Amado apresenta a FLIPELÔ – Festival Literário Internacional do Pelourinho — em comemoração aos seus 30 anos de existência.

A Instituição tem marcado o cenário cultural da Bahia, trilhando uma trajetória de intenso trabalho e de muitas dificuldades, mas de grandes vitórias e incontáveis conquistas.

Sempre contando com o apoio especial de instituições e pessoas, que contribuíram e contribuem para a concretização do sonho acalentado por Zélia Gattai, Myriam Fraga e pelo próprio escritor Jorge Amado, na expectativa de que a Casa deveria ser um organismo vivo, um interlocutor da cultura da Bahia com o mundo, um centro de pesquisa capaz  de não só abrigar e de preservar os acervos de Jorge Amado do  casal Amado, o que já seria muito, mas também de trabalhar para a difusão da cultura, sem qualquer distinção.

Assim, a FLIPELÔ vem para cumprir uma missão, promovendo o encontro do público com escritores de destaque nacional e internacional, motivando as pessoas para que se interessem pela arte da literatura e aproximando o LIVRO do leitor e do futuro escritor. A ideia é também transformar o Pelourinho, um dos principais cenários da obra de Jorge Amado, em um pulsante local de intercâmbio literário e cultural.