A Fundação

A Fundação Casa de Jorge Amado é uma instituição cultural sem fins lucrativos cujo objetivo é preservar, pesquisar e divulgar a obra do escritor Jorge Amado, além de incentivar e apoiar estudos e pesquisas sobre a vida do escritor e sobre a arte e literatura baianas.

A Fundação Casa de Jorge Amado tem também como missão a criação de um fórum permanente de debates sobre cultura baiana – especialmente sobre a luta pela superação das discriminações raciais e socioeconômicas.

Para manter viva a memória do escritor Jorge Amado a Fundação conta com uma exposição permanente de documentos, fotografias, livros, adaptações e objetos relacionados à sua vida e obra. Também estão expostos prêmios recebidos por Jorge Amado e fotos de Zélia Gattai, documentando o dia a dia do autor.

A FLIPELÔ – Festa Literária Internacional do Pelourinho, não tem fins comerciais. Toda a renda auferida é utilizada para a realização das atividades e ações programadas.

Para que a Fundação Casa de Jorge Amado possa realizar a FLIPELO 2018 nos mesmos moldes que sua 1ª edição em 2017, contamos mais uma vez contar com a participação de parceiros sensíveis a tudo que um evento desse nível agrega à sociedade, levando ao grande público uma programação rica e de excelente qualidade no principal cenário da obra do escritor Jorge Amado e um dos mais importantes centros turísticos do Brasil, o Pelourinho.

A 2ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho, a FLIPELÔ 2018, de 8 a 12 de agosto, conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Instituto CCR, Banco do Nordeste do Brasil e TPC Logística, por meio da Lei Rouanet, e do Estado da Bahia e Bahiagás. O evento tem ainda o apoio da CCR Metrô e do Shopping da Bahia, corealização do SESC, produção da Sole Produções e realização da Fundação Casa de Jorge Amado.

A Fundação Casa de Jorge Amado é mantida com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia e é considerada um ponto de referência na geografia cultural de Salvador.