Maria Isabel Vianna Telles Velloso – Mabel Velloso nasceu na Cidade de Santo Amaro, Bahia, no dia 14 de fevereiro de 1934. Filha de José Telles Velloso e Claudionor Vianna Telles Velloso – Seu Zezinho e Dona Canô.

Estudou no Colégio Nossa Senhora dos Humildes – Santo Amaro. O Ginásio e o Curso pedagógico fez em Salvador nos Colégios Santa Bernadete, Ginásio Itapagipe (hoje Colégio João Florêncio Gomes) e no Instituto Normal da Bahia (hoje Instituto Isaias Alves -ICEIA)

Professora, trabalhou 20 anos na Escola Dr. Araujo Pinho, Santo Amaro. Transferindo-se para Salvador trabalhou nas Escolas Maria Amélia Menezes Santos (Pau da Lima) e José de Sá – Pupileira (Campo da Pólvora) onde se aposentou. Sempre juntou às aulas arte e educação. Teve sempre a preocupação de passar a cada dia um dever e um prazer de casa. Cantos e contos faziam parte do seu diário de classe. Sempre começava e terminava as horas de aula com um hino ou uma cantiga de roda. Sua preocupação maior era com a alegria de cada aluno. Aluno triste não fazia parte da “sala de Professora Mabel”. Sempre acreditou que CANTAR E CONTAR É O MELHOR CAMINHO PARA ENSINAR.

Fez parte do Grupo do Teatro XVIII onde participou de Saraus Literários e ensinou a um grupo de crianças do Pelourinho: “Miúdos da Ladeira. ” Atualmente dá aulas na Faculdade da Felicidade para senhores e senhoras da terceira idade – “Poesia em Todas as Estações”

Todo trabalho é feito com poesia, cânticos e contos.