Semírames Coutinho Sento Sé Ribeiro, para a POESIA: SEMÍRAMES SÉ. Formada em Letras pela UFBA em 1981, iniciou-se na poesia, inspirada pelos encontros de militantes políticos, ativistas culturais, poetas e artistas que foram as bases sólidas para que participasse do Grupo Poético “Beijos Ardentes” (Joceana Pinho, Patrícia Conceição, Alice Monteiro, Douglas de Almeida, Cândido Pires) e das “Edições Tupyhanarkus” (Douglas de Almeida, Walter Cézar, Guiba, Lula Miranda, Flávio Sarlo, Lídio Barros). Em 1983, passou a atuar na Praça da Piedade, como integrante do Movimento Poetas na Praça.

Com essa ebulição publicou seu primeiro livro individual, “Encontros” (1986) e foi coeditora da Revista Sem Perfil, entre 1985 e 1991. Tem poemas publicados nas revistas “Sem Perfil”, “Bahia Beat”, e nos livros “Poetas do Fim do Mundo”, “Kama”, “Movimentos Poetas na Praça: entre a transgressão e a tradição”. Em 2015, lançou seu segundo livro “Metapoemas e Outros Temas”.

Na cidade de Cachoeira, em 2012, atuou na FLICA (Festa Literária de Cachoeira) com o “Coletivo Poesia Além das 7 Praças” (CPA7P), formado por Marcos Peralta, Tiago Oliveira, Luciana Estrela e Simone Sento Sé. Grupo de intervenções poéticas, que a partir de 2014 mantém o projeto da “Retomada da Poesia na Praça da Piedade: PRAÇA NACIONAL DA POESIA” que acontece mensalmente, em Salvador/Ba. Como performer, participa em vários saraus calendarizados da cidade como: “Sarau Além das 7 Praças”(Praça da Piedade), “Sarau do Goethe”(ICBA), “Sarau Macumbar”(Canela); eventos poéticos: “14 de Março – Dia Nacional da Poesia”, “Morte e Ressureição de Castro Alves”, “Bloco LÍtero-Carnavalesco Boca de Brasa”.

Em dezembro de 2016, representou a poesia baiana no” XX Festival de Poesía en Cartagena”, na cidade de Cartagena das Indias, na Colômbia. Atualmente, professora aposentada, cursa Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades/UFBA. A poeta declara: “uma coisa é certa: onde quer que eu esteja, em qualquer lugar do mundo, sempre tenho e terei essa companheira inseparável: A POESIA”.